sexta-feira, 29 de julho de 2011

Quem é Você Nessa História

No evangelho de João nos 10 primeiros capítulos, narra uma história muito interessante sobre uma mulher que havia sido pega em adultério e Jesus foi confrontado pelos religiosos da época pela Lei do Próprio Deus.

“E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?” (Jo 8:3-5)

Existem três personagens que devemos analisar neste Texto: a Mulher, o Povo e o Mestre!

Quem é você nessa história?

1ª A Mulher

Talvez você possa estar pensando que nunca esteve na situação dessa mulher, até porque atualmente, em nossa realidade cenas como essas acontecem de uma forma reservada e as barras dos tribunais, mas que em alguns países do mundo ainda ocorrem.
Mais o fato é que talvez você já tenha sido massacrado por algum de seus irmãos em Cristo por erros já cometidos em sua vida. Quantos irmãos existem por muitas igrejas sofrendo horrores com seus lideres, conselheiros e obreiros que não tem a sensibilidade em apoiá-los com aconselhamento, carinho, se comprometendo para que eles não venham sofrer além da vergonha da culpa, sendo assim resgatado de uma maneira única, como Jesus nos ensinou, se doando por uma humanidade culpada pela corrupção do pecado.
Aquela mulher certamente se sentia suja, humilhada e constrangida diante do Mestre que tranqüilo escrevia no chão. Ela tinha cometido um pecado sim e para eles muito grave (para DEUS o pecado não tem tamanho, pois pecado é pecado). Mais tudo que ela desejava era dar a volta por cima e se livrar dessa culpa que carregava em seus ombros e então poder ser benção para a sociedade como posteriormente foi. Ora, você pode estar passando por momentos que tenham motivado dores e angústias em sua vida pelas conseqüências dos seus erros; mais saiba que DEUS te ama e quer mudar o quadro da sua história!

2º Os Religiosos

Nas igrejas existem sempre aqueles que pensam ser os “Crentes Santos” e acham que a sua vida e sua casa estão protegidos de todo mal. Ora, abra o seu olho e saiba que o “Super Man” só existe na ficção e, assim sendo, caia na real, pois você, as pessoas e o mundo não são fantasias. Os religiosos daquele tempo são bem parecidos com a igreja de hoje em dia, eles não se importam com o coração de quem estar ferido, não procuram abraçar e não demonstram o amor que o Pai tem ensinado tanto. A Primeira atitude é sempre de julgar, de criticar, de apontar os defeitos e de condenar e assim vai, pois tem sempre alguém que se levanta e diz: “Você viu o fulano? Era uma benção e agora está nessa situação”. Até parece que o Fulano ou Beltrano citados não podem ser bênção e serem usados de novo por DEUS, se o próprio DEUS nos diz que pode nos quebrar e nos refazer como vasos novos.   (Jeremias 18: 3-6)

3º Jesus Cristo

A Palavra de Deus nos diz que devemos ser imitadores de Deus como filhos amados (Ef 5:1). Isso me faz entender que não importa a situação; os nossos esforços devem ser canalizados para agirmos da mesma maneira que Jesus Agiria se estivesse em nosso lugar. É como o titulo de um maravilhoso livro que tive o prazer de ler que nos leva a fazer a seguinte reflexão: Nos “meus” passos O que Jesus Faria?
De uma coisa eu tenho certeza meu querido (a), Jesus sempre colocaria o amor acima de qualquer coisa (João 3.16), pois Ele sabia o que aquela mulher estava sentindo, e também do erro que ela cometera, mais sabia também que no seu intimo havia um amargo arrependimento e diante daquela multidão de “super-crentes” que queriam fazer “justiça”, pois eram intensas as acusações e na cabeça deles o massacre seria inevitável. Jesus sabia que uma vida vale muito (Lucas 15.3-10) mais do que um ato, uma acusação. Jesus é o mesmo e ainda continua a escrever, só que hoje Ele escreve na porta do seu coração (Ap 3.20) com o mesmo ar sereno e assim como foi com aquela mulher, pronto para lançar atenção, carinho, respeito e amor ao invés das pedras do inconformismo e da ira dos seus acusadores.
Como discípulos nos esforcemos para imitá-LO como está descrito em efésios 4.13: Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo;” e assim atuarmos como a verdadeira igreja de Cristo, para que os feridos na fé recebam o remédio do amor e no lugar das pedras recebam um abraço envolvente para que se sintam protegidos delas, sem acusações mas com conselhos que reconduzam os vasos quebrados à mão do oleiro e assim poderem ouvir de Jesus (O cabeça da igreja) dizer: - Vai em paz e não peques mais.

Pense nisso:

Quem é você nessa história?


Deus Te Abençoe


Hugo Rodrigues e Pr: Geilson Meireles

Nenhum comentário:

Postar um comentário