terça-feira, 5 de julho de 2011

A Diversidade dos Ritmos e Musicas Nas Igrejas!


  HÁ pouco tempo tive o enorme prazer de conhecer um amigo que tem sido benção em minha vida; e já o abracei como meu irmão: Mc Malon Meirelles (você deve conhecer ele, se ainda não conhece, em breve vai conhecer) e, por favor, não se assuste com a sigla que aparece antes do nome dele, pois ele é servo de DEUS sim e também é chamado de Mc’, pois louva ao Senhor através do Hip Hop e qual o problema disso? Algum preconceito? Pois bem é sobre isso que vamos falar hoje. Por Sugestão do próprio Malon Meirelles.


Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR. 
(Salmos 150:6)


  A bíblia nos fala da importância do louvor e eu reforço dizendo que o louvor restaura, liberta, causa impacto; e não importa muito a melodia e o ritmo que ele é executado, mais sim a intenção (Tem que ser sempre para tocar em corações e agradar a DEUS, pois outra intenção não é aceita como cheiro suave ao Senhor) e também como estar o coração do adorador. Vejo muitas criticas e muito receio dos anciões da igreja em relação aos novos ritmos que os jovens têm trago para dentro da Casa do Senhor (funk, hip hop, rap, chorinho, samba, entre outros). Na minha modesta opinião amados, DEUS não se importa em qual ritmo o seu Poderoso Nome estar sendo louvado, mais sim se o louvor destinado a Ele tem impactado os corações vazios e trazendo renovação em almas abatidas. Temos que para de pensar que o nosso culto ao Senhor é apenas uma “Reunião de Crentes”, saiba meus queridos que o papel da igreja é muito mais do que reunir os irmãos, mais sim transmitir a palavra, afinal Jesus Cristo (O Cabeça da igreja) nos disse: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Mc 16:15).
  Eu costumo dizer que a igreja se acomodou e parece que tem medo de ir para o lado de fora do templo e fazer o seu papel que é o de cumpri esse tal “Ide” que Jesus nos mandou. Sei que você pode estar ai pensando assim: “O q ganhar almas tem haver com o louvor?”. Há Tudo haver né! Heloo... O louvor é a grande ferramenta para se salvar vida e para que isso funcione temos que criar estratégia para conseguir alcançar o nosso alvo.
  E como ganhar o funkeiro se não pode o funk? Como ganhar o menino que curte um Hip Hop se não aprovamos o som deles? Como ganhar a turma do skate se olhamos com descriminação e preconceito os meninos que usam as calças largas e os boné de aba reta? Ora façamos igual ao Apostolo Paulo nos relata em sua 1ª Carta a igreja de Corinto, especificamente no capitulo 9 que nos diz assim: Me fiz judeu, para ganhar os judeus. Fiz-me fraco para ganhar os fracos. Portanto assim como Paulo temos que criar estratégias para ter acesso a todos os povos. Cristo não fazia acepção de pessoas, mais parece que a igreja infelizmente faz e ainda faz acepção de ritmos como se só as canções da Harpa ou Cantor Cristão fossem capazes de agradar ao Senhor.
  Tenho a plena certeza que DEUS não se importa com o ritmo que o seu nome estar sendo louvado, mas sim em como estar o coração do adorador que estar cantando. Lembramos que o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. (1º Sm 16:7b)

Advertência.
  Eu não poderia encerra esse assunto sem fazer algumas advertências a coisas que eu tenho visto em determinadas programações que se dizem religiosas por ai. Infelizmente em algumas dessas programações que contem musicas com ritmos variados, eu tenho visto um descaso muito grande dos jovens com a referencia ao DEUS do céu. Tem muita gente que ainda confunde muito as coisas. Ora amados, somos novas criaturas e como novas criaturas que somos não precisamos “Rebolar” ao som de um ritmo mais agitado como fazíamos outrora no mundão. E também não devemos ousar nas vestimentas, só por que a determinada programação não é um Culto Convencional. Tome cuidado com a sua postura, pois você pode estar levando outras pessoas a pecarem e, portanto estar pecando também.
  Outra advertência que quero fazer é para os levitas do Senhor: Amados Ministros, a palavra de DEUS se renova a cada dia e não precisamos fazer paródias de canções do mundo e nem de ritmos antes usados em canções que foram criadas para glorificar ao diabo. Se você tem dificuldade para compor, peça a DEUS que Ele vos dará a sabedoria necessária “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia”. (Tiago 3:15 e 17)


Conclusão
  O Louvor Libertar, Restaura e Transforma. Basta lembramos que com o Som de Sua Harpa o Rei Davi expelia os espíritos demoníacos de Saul. E ainda a bíblia nos diz que Davi e seus levitas adoravam ao Senhor com todo tipo de instrumentos que possuíam na época (E Davi, e toda a casa de Israel, festejavam perante o SENHOR, com toda a sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, e com saltérios, e com tamboris, e com pandeiros, e com címbalos. 2º Sm 6:5). Portanto meus amados em CRISTO vamos redirá em nós o tradicionalismo cultural e aprender que DEUS merece ser louvado com um coração sincero e integro e com muita festa e não importa em qual ritmo seja, mais sim com a referencia que merece. 

Hugo Rodrigues

2 comentários:

  1. A Paz do Senhor Jesus Cristo - Independente de ritimos, gostaria de focar em João 4.23 que diz: "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem." - (a única coisa que está determinado neste versículo é a pureza da adoração - Não fala de ritimos, então é isso, ritimos na vida de um "verdadeiro adorador" agrada ao Senhor), Muitos que se dizem ou se acham adoradores caem em um terrível engano quando "julgam", pois em Isaías 64.6 nos orienta a respeito de como é a nossa justiça: "...e todas as nossas justiças como trapo da imundícia;..." - É perigoso para o crente julgar, pois podem está ali praticando um tipo de blasfêmia ao Espírito Santo como nos aponta Lc 12.10 (O Espírito Santo atua na vida do adorador)- Glorifico a Deus por todos os ritimos e adoração e sei que o Senhor trará a cada um a recompensa de tudo e então, conforme o seu belo texto nos conclama a fazer o "Ide", vamos deixar de hipocrisia e cumprir essa determinação de Cristo, pois o tempo está se acabando e com certeza prestaremos conta de nossa mordomia cristã - Parabéns pela visão e que Deus continue te abençoando.
    Lembrando que este comentário seria o mesmo, mesmo que o Malom Meireles não fosse meu filho.
    Pr. Geilson Meireles

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Meu Amado e Fico muito feliz por sua complementação e pelo prazer que recebi do Senhor Jesus de conhecer e conviver o senhor e também seu filho Malom Meireles

    ResponderExcluir