quinta-feira, 30 de junho de 2011

O SER HUMANO E O CIUMES


           É normal vermos pessoas ter ciúmes das coisas que possuem, muitos sofrem com isso por ser um ciúme de certa forma exagerado e até doentio, pois quando diagnosticado pelos médicos, pode sim ser uma visto como uma doença e tem que haver tratamento. Mais a voltando ao nosso tema: O SER HUMANO E OS CIUMES”.

“E o espírito de ciúmes vier sobre ele, e de sua mulher tiver ciúmes, por ela se haver contaminado, ou sobre ele vier o espírito de ciúmes, e de sua mulher tiver ciúmes, não se havendo ela contaminado.”
(Números 5:14)
                                        
1ª FALTA DE CONFIANÇA

         A Falta de Confiança pode ser gerada, pelas posturas ruins e falta de sabedoria totalmente que as pessoas adotam no seu dia-a-dia. A Bíblia Sagrada na Pessoa de Jesus nos orienta assim: E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai. (Mc 13:37) e também na Pessoa do Apostolo Paulo, fortalece dizendo:  andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, (Ef  4:1b). Isso querido (as) nos faz entender que temos que estar atentos ao nosso modo de se porta perante a sociedade, se assumimos um compromisso com uma determinada pessoa, não podemos dar nenhuma brecha para comentários, então para que a confiança esteja presente em seu relacionamento, você precisa ser sábio a ponto de evitar pessoas e até situações que lhe deixam em “maus lençóis”. Tenho um amigo querido que certa fez me disse uma frase muito interessante, ele me diz: “Se eu sei que tem um tigre no meu quintal, por que eu vou sair de casa?”  Essa frase se corretamente interpretada, nos dar a entender que podemos evitar varias situações, trazendo para o nosso assunto, podemos evitar ficar as só com pessoas de outro sexo em locais muito reservado e escuro, podemos evitar certas brincadeiras e caricias que são até maldosas e evitar certas atitudes que provocam a ira de seu (sua) companheiro (a).Cuidado o Ciume exgarado acaba com seu relacionamento.
         Por mais que você não perceba, existem sim pessoas que se aproximam de você somente com a intenção de prejudicar o seu relacionamento, têm sempre aquelas "amiguinhas" e "amiguinho" que nunca lhe tratava bem e quando você começa a namora querem sempre um abraço seu, um conversar em particular com você, um beijo no rosto entre outras coisas. E por outro lado a sempre aparece um abençoado na vida da menina que começa mandar sms nas madrugadas chamando de amor entre outras coisas, existem pessoas que fazem questão de estar próximo ao casal somente para destruir a relação e, portanto é bom estar atento a isso tudo. Mais falando a verdade, vejo também muito varão dando brechas para as tais “amiguinhas” tem vaso que não permite a sua companheira fazer determinadas coisas, mais quando ela não estar por perto ele faz coisas piores (Ora varão se sua namorada, não pode abraçar quem você não conhece, não pode ter uma conversa com outro rapaz longe de você, ou não pode ter uma pagina na internet, você também não pode. Nunca faça coisas que você não permite sua companheira fazer). Agora para as princesas do Senhor. Meninas  Parem com esse negocio de dar ouvido a tudo que falam para você. E parem com esse negocio de dar brechas para os tais “amiguinhos” que lhe manda sms, que deixam recadinhos estranhos e mal explicados na sua pagina na internet, ou essas caras que se aproximam para ser seus melhores amigos de uma hora para outra e cuidado com os abraços mais “calientes” recebidos pelos varões que lhe cercam. (Não confundam as coisas; não estou dizendo que é a varoa não pode ter amigos, mais lhes digo que seus amigos de verdade, também são amigos do seu companheiro. E não procuram estar sozinhos com você). Resumindo. Seja esperto jovem e não der brechas ao inimigo de sua alma. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; (1ªPe 5:8)

2º O CIUME PROTETOR.

        Para quem não sabe, nem todo ciúme é ruim se fosse assim DEUS não seria ciumento. (Ficou bolado?? Calma eu Explico)
        Então, DEUS é ciumento sim! E a prova disso que vos falo estar na própria Bíblia Sagrada, pois no livro do profeta Ezequiel no capitulo 8, ocorre um fato interessantíssimo a todos que procuram um profundo entendimento da palavra de DEUS. O profeta tem uma visão extraordinária e esta visão nos é relatada com a imagem do ciúme de DEUS (Então me disse: Filho do homem, levanta agora os teus olhos para o caminho do norte. Levantei, pois, os meus olhos para o caminho do norte, e eis que ao norte da porta do altar, estava esta imagem do ciúme na entrada. Ez 8:5) e (E estendeu a forma duma mão, e me tomou por uma trança da minha cabeça; e o Espírito me levantou entre a terra e o céu, e nas visões de Deus me trouxe a Jerusalém, até a entrada da porta do pátio de dentro, que olha para o norte, onde estava o assento da imagem do ciúme, que provoca ciúme. Ez 8:3). Mais o ciúme de DEUS é devido as abominações que o povo estava adorando. Mais você pode estar se perguntando o que eu quero dizer com isso, certo? Pois bem, quero que você perceba a diferença entre o Ciúme relatado pela falta de confiança e o ciúme que DEUS sente por nós.
         Isso tudo me faz lembra quando minha mãe me dizia que não gostava de me ver andando com um menino novo que tinha se mudado para o meu bairro, me lembro que eu discutia com ela, pois eu achava o tal menino gente boa demais, tempos depois ele veio a se torna uma grande traficante em nossa cidade. Lembro-me do meu amigo Felipe Venâncio que comprou um jogo de pedal para a sua guitarra e quando vai louvar na igreja morre de medo que alguém pisar em cima dos pedais, ou então posso me lembrar também do meu sobrinho André que ganhou uma guitarra nova e não gosta de emprestar ao seu primo mais novo, meu outro sobrinho Dudu por este ainda ser uma criança e não saber cuidar do instrumento. Meu querido deve vos dizer que também existe o ciúme protetor, este é um ciúme visando o bem, e é o mesmo que DEUS sente por nós, aponto de ficar triste ao nos vermos adorando outros “deuses” como Israel fazia.
        Quando percebemos que as pessoas não saberiam cuidar de quem amamos a ponto de proteger e ampara como nós fazemos, tem aquele ciúme natural. Quando percebemos que a intenção de quem se aproxima de quem amamos não são legais, também temos certo ciúme, por ter medo de perde. Ora ter medo de perde não é o mesmo que não confiar e sim reconhecer que ninguém estar tão preparado para amar e cuidar quanto você estar, mais isso sem ser egoísta, pois o egoísmo não provem de DEUS.


Buscai sempre a sabedoria vinda de DEUS e sendo assim, tenhamos maior compreensão dos propósitos dEle é melhor entendimento dos nossos sentimentos.

Um comentário:

  1. Oh meu amor amei essa sua nova postagem no blog ... e ela me fez perceber que eu tenho sim ciumes de você, mas não por não confiar em você e sim pelo fato de querer te proteger e querer proteger o nosso namoro também ! Te amo e continue assim sendo usado por Deus *-*

    ResponderExcluir